Disciplina:
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
CÉSAR DA SILVA, PAULO, Acadêmico de História
pela UNISA Universidade Santo Amaro, Polo IDETE, Tauá-Ce.
Dado
as indagações e tendo como cenário a pedagogia moderna alicerçada nos escritos
do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), mais estritamente em sua
obra filosófico-pedagógica Emilio ou da Educação (1762).
Iniciamos
esta análise no que tange ao fato de como é preciso ser educada a criança e considerando
a afirmação do escritor: “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Asseveramos
que a educação do homem começa com o nascimento; antes de falar, antes de
ouvir, ele já se instrui. “A experiência antecipa as lições” (p. 45). Rousseau
considerava que a infância seria o período de maior felicidade do homem, pois a
ação do mundo social ainda é pequena.
Observamos
também que as grandes transformações, com relação ao processo pedagógico
moderno, trazidas pela obra Emílio, é
a formação de homens capazes de lutarem contra a depravação da natureza humana
e aptos a ouvirem a própria voz de sua consciência. Ou seja, como um autêntico
pensador moderno.
Há
de se ponderar que a educação tradicional acreditava na razão como único meio
para evolução da humanidade, enquanto que a educação natural proposta por
Rousseau considerava a interioridade humana, cuja consciência é o núcleo de sua
autenticidade, a força motriz capaz de fazer frente à corrupção humana
resultante da socialização distorcida.
Por
fim Rousseau transferiu consideráveis subsídios para a pedagogia moderna, denotando
uma educação-formação de sujeitos.
Referências:
ALMEIDA, Fábio Fetz de FUNDAMENTOS HISTÓRICOS
E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. Apostila
de estudo; Rousseau: O Homem Nasce Bom e a Sociedade o Perverte; UNISA. p. 6-7
WENDT, Cristiano Eduardo. DALBOSCO, Claudio
Almir. Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau.
Educação, Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 229-240, maio/ago. 2012. Adaptado.
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