segunda-feira, 30 de março de 2020

COMPETÊNCIA E A DIVERSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS


Disciplina: Prática pedagógica em História II


CÉSAR DA SILVA, PAULO, Acadêmico de História pela UNISA Universidade Santo Amaro, Polo IDETE, Tauá-Ce.



É importante ao tratarmos de métodos avaliativos e competências termos em mente, o arcaísmo que permeia a educação brasileira, fruto da influência educacional positivista.
A educação brasileira ao longo do tempo utilizou e utiliza-se do método avaliativo por meio de prova escrita, que em suma, não fornece uma gama de proposições suficiente para que o aluno seja avaliado de forma plural. Este método acaba por privilegiar uma minoria em detrimento ao todo, outros fatores são importantes no processo avaliativo. Estes novos conceitos fazem-se necessários, à diversificação dos processos e a quebra de tabus é imprescindível para que as nuances educacionais possam abarcar de forma homogênea e os resultados possam ser equilibrados.
A base Nacional comum curricular - BNCC neste aspecto oferece subsídios que contribuem e fornecem o caminho aos educadores no processo de desenvolvimento das competências pedagógicas, trazendo uma perspectiva plural aos discentes, contemplando não apenas suas habilidades cognitivas, mas suas condições sócioculturais.
Com isto, as sequências didáticas, assumem um papel fundamental nesta construção. As diversificações dos métodos avaliativos são importantes no processo educacional, suas várias perspectivas de aprendizado torna a evolução educacional eficiente e as possibilidades de melhora no desempenho perceptíveis, pois há dentro do desenvolvimento a possibilidade de correção do ensino-aprendizagem.
O saber é um processo que envolve labor contínuo, assim, o dinamismo, a percepção e a criatividade do professor é fundamental neste processo de desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Aplicando ao mesmo os mecanismos necessários para atingir as metas traçadas dentro das instituições educacionais através do Plano Político-Pedagógico - PPP.

Referências:

Brauna, Diogo PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA II. Apostila de estudo. O PLANEJAMENTO ESCOLAR; UNISA. P. 1; 10
Brauna, Diogo PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA II. Apostila de estudo. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; UNISA. P. 1; 10




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O FATÍDICO 12 DE JUNHO DE 1883

  Por Paulo César Silva [1] Nesse dia, o Juiz de Direito da Comarca da Vila de São João do Príncipe, Dr. José Balthazar Ferreira Facó, sui...