Disciplina:
Educação, Cultura e Sociedade.
CÉSAR DA SILVA, PAULO, Acadêmico de História
pela UNISA Universidade Santo Amaro, Polo IDETE, Tauá-Ce.
A
educação ao longo dos anos vem recebendo inúmeras alternativas de
ensino-aprendizagem, talvez o maior desafio ao professor esteja em, desenvolver
de forma plena e satisfatória uma metodologia capaz de aliar conhecimento,
interação, comunicação e assimilação dos saberes.
Por
meio da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária (CENTEP), podemos ter uma amostra deste problema
entre os docentes. Percebemos ali que a maioria dos professores nem discordam e
nem concordam com a reprovação de alunos. Isto revela, mesmo de forma
subjetiva, a pouca atenção que se dá ao método de ensino-aprendizagem ou
estritamente ao avaliativo e a passividade como o mesmo é encarado dentro de um
o processo educacional.
Sendo
assim, é notável que os resultados não sejam condizentes com as expectativas
empregadas, e isto acontece porque o método ensino-aprendizagem não é
suficientemente capaz de desenvolver as habilidades em sua plenitude. Conceitos
positivistas, por exemplo, ainda são latentes em nossa educação, metodologias
arcaicas ainda são mantidas no sistema educacional, com isto, manifesta-se um
seletivismo fundamentado na meritocracia. É preciso romper paradigmas neste
sentido, desenvolvendo formas mais eficientes e com maior eficácia.
Desenvolver
metodologias de ensino-aprendizagem que sejam capazes de abarcar de forma plena
os discentes, tornado o conhecimento não apenas um método de exposição-audição-recitação.
Que o ensino-aprendizagem possa estar presente na construção sociocultural do discente,
dentro de sua realidade social e cognitiva, que o educador possa tornar o
ambiente escolar um espaço democrático e que as potencialidades dos educandos
possam ser bem desenvolvidas.
Referência:
Enunciado: O QUE LEVA UM PROFESSOR A REPROVAR
UM ALUNO (Nova Escola – Disponível em: https://bit.ly/2PGawf.
Acesso em: nov. 2017).
Nenhum comentário:
Postar um comentário