segunda-feira, 30 de março de 2020

CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL DOS SABERES: DESAFIOS E PARADIGMAS


Disciplina: Educação, Cultura e Sociedade.



CÉSAR DA SILVA, PAULO, Acadêmico de História pela UNISA Universidade Santo Amaro, Polo IDETE, Tauá-Ce.


A educação ao longo dos anos vem recebendo inúmeras alternativas de ensino-aprendizagem, talvez o maior desafio ao professor esteja em, desenvolver de forma plena e satisfatória uma metodologia capaz de aliar conhecimento, interação, comunicação e assimilação dos saberes.
Por meio da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENTEP), podemos ter uma amostra deste problema entre os docentes. Percebemos ali que a maioria dos professores nem discordam e nem concordam com a reprovação de alunos. Isto revela, mesmo de forma subjetiva, a pouca atenção que se dá ao método de ensino-aprendizagem ou estritamente ao avaliativo e a passividade como o mesmo é encarado dentro de um o processo educacional.
Sendo assim, é notável que os resultados não sejam condizentes com as expectativas empregadas, e isto acontece porque o método ensino-aprendizagem não é suficientemente capaz de desenvolver as habilidades em sua plenitude. Conceitos positivistas, por exemplo, ainda são latentes em nossa educação, metodologias arcaicas ainda são mantidas no sistema educacional, com isto, manifesta-se um seletivismo fundamentado na meritocracia. É preciso romper paradigmas neste sentido, desenvolvendo formas mais eficientes e com maior eficácia.
Desenvolver metodologias de ensino-aprendizagem que sejam capazes de abarcar de forma plena os discentes, tornado o conhecimento não apenas um método de exposição-audição-recitação. Que o ensino-aprendizagem possa estar presente na construção sociocultural do discente, dentro de sua realidade social e cognitiva, que o educador possa tornar o ambiente escolar um espaço democrático e que as potencialidades dos educandos possam ser bem desenvolvidas.


Referência:

Enunciado: O QUE LEVA UM PROFESSOR A REPROVAR UM ALUNO (Nova Escola – Disponível em: https://bit.ly/2PGawf. Acesso em: nov. 2017).


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