quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A BASE VETEROTESTAMENTÁRIA PARA QUE OS GENTIOS SEJAM CHAMADOS DE ISRAEL DE DEUS

“Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus”. (Gálatas 6:15-16)
O objetivo deste estudo é provar, com base no Velho Testamento, que “o Israel de Deus” inclui tanto os judeus étnicos quanto os gentios que fazem parte da Igreja.
Ó POVO DE GOMORRA
Em Isaías 1:10, Deus chama a nação de Israel de “Sodoma” e “Gomorra”: “Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra” (Isaías 1:10). Mas Sodoma e Gomorra já não tinham sido destruídos muitos séculos antes (Gênesis 19)? Em Isaías 1:10, o objetivo não é dizer o povo de Israel e os povos de Sodoma e Gomorra eram literalmente o mesmo povo. O objetivo era dizer que havia uma equivalência espiritual. Etnicamente, eram povos distintos. Espiritualmente, Israel não era mais Israel. Era Sodoma e Gomorra.
ESTE HOMEM NASCEU ALI
O Salmo 87 apresenta a ideia contrária. Enquanto Isaías chama Israel de Sodoma e Gomorra para dizer que o povo de Deus se tornou como um povo pagão, o Salmo 87 fala de povos pagãos que se tornariam o povo de Deus:
SALMO 87
(1) O seu fundamento está nos montes santos.
(2) O SENHOR ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó.
(3) Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus.
(4) Farei menção de Raabe e de Babilônia àqueles que me conhecem: eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este homem nasceu ali.
(5) E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá.
(6) O SENHOR contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali. (Selá.)
(7) Assim os cantores como os tocadores de instrumentos estarão lá; todas as minhas fontes estão em ti.
Aqui o Salmo menciona diversas nações – Raabe (Egito), Babilônia, Filístia, Tiro, Etiópia – que naquele tempo eram idólatras, mas que, no futuro, serviriam ao Senhor. Como forma de enfatizar que eles serviriam ao Senhor, é dito que os crentes desses povos seriam contados como nascidos em Sião: “E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali“. No Salmo 87, “Sião” é a cidade de Jerusalém, mas o objetivo não é dizer que todos os crentes desses povos literalmente nasceriam em Jerusalém. É dizer que eles seriam o povo de Deus. É nesse mesmo sentido que Paulo chama tanto os judeus étnicos quanto os gentios que fazem parte da Igreja de “Israel de Deus” (Gálatas 6:15-16). Eles são o Israel de Deus porque espiritualmente eles nasceram em Sião. É o mesmo que Paulo já tinha dito no capítulo 4:
GÁLATAS 4
(26) Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
(27) Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
(28) Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Quando Paulo diz que “a Jerusalém que é de cima” é “mãe de todos nós”, ele está falando de todos os crentes como filhos dessa mãe – judeus e gentios. Portanto, a ideia é exatamente a mesma do Salmo 87: “E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali” (v. 5). Etnicamente, os judeus e os gentios – como Raabe (Egito), Babilônia, Filístia, Tiro, Etiópia – eram povos diferentes. Mas espiritualmente, por meio da fé, podem ser o mesmo povo – o Israel de Deus.

Disponível em:
https://catequesepresbiteriana.com/2019/01/17/a-base-veterotestamentaria-para-que-os-gentios-sejam-chamados-de-israel-de-deus/?fbclid=IwAR1RUBraCkRy1zHVHpkScX60BG2csRMXtOsRv64T4J-vENQPtDnUKkrF1rk acesso em:  17/01/2019

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