segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

ASPECTOS DA PÓS-MODERNIDADE

                                                                                                                                                  Paulo César1 

Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sociocultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. É um processo contemporâneo de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científicas. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). De modo geral, a pós-modernidade representa a "quebra" com antigos modelos de pensamento linear defendidos na era moderna pelos iluministas. Estes eram baseados na defesa da razão e ciência como parte de um plano em prol do desenvolvimento da humanidade. 

A pós-modernidade questiona as grandes utopias e antigas certezas que antes eram defendidas pelos iluministas. Desta forma, passa a considerar tudo como um conjunto de meras hipóteses ou especulações, na expressão do historiador inglês Eric Hobsbawm (1917-2012), o breve século XX causaria uma rusga nesta concepção linear. Especialmente as guerras mundiais e as rápidas transformações introduzidas ao longo do século XX trariam questionamentos mais profundos sobre a ideia de progresso iluminista. 

As principais características do movimento pós-moderno são a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de  expressão. Os estudos feitos por Bauman (1925 - 2017) sobre a pós-modernidade e suas consequências, são considerados um dos mais significativos, seja no campo sociológico ou filosófico. O pensador polonês cunhou a expressão "modernidade líquida" para se referir ao período conhecido como pós-modernidade. Para Bauman, as relações sociais na pós-modernidade são muito efêmeras, ou seja, assim como se constroem facilmente, tendem a ser destruídas com a mesma facilidade. Os relacionamentos mantidos através das redes sociais na internet é um bom exemplo do princípio da fluidez das relações contemporâneas. 

Surge a época das incertezas, do vazio e do niilismo, donde o “e”, e não mais o “ou”, determinará os diversos campos. Isso quer dizer que podemos gostar de música sertaneja e pop ao mesmo tempo ou, ainda, de arte figurativa e abstracionista. Essa nova mentalidade confere à pós-modernidade uma fragmentação estilística, ao mesmo tempo em que explora a pluralidade, mesclando vários estilos. 

Enfim, o século XX provou que a razão e a ciência justificaram o extermínio de seres humanos. A partir da perspectiva inaugurada com o século XXI, cada vez mais surge à ideia de uma concepção decadente de mundo e uma nova concepção fundamentada no individualismo, ou seja, cada pessoa em busca de seus prazeres e satisfações individuais. 

______________________________

1 Graduando em História pela Universidade Santo Amaro (UNISA) - Polo IDETE; Tauá-Ce

Referências: 

BRAUNA, Diogo dos Santos; PRÁTICA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA III: A ideia de pós-modernidade – São Paulo : UNISA - p.05, 06. 

DIANA, Daniela; Pós-Modernismo - (Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pos-modernismo/ - Acesso em nov./2020). 

SIGNIFICADOS; Significado da Pós-modernidade - (Disponível em: https://www.significados.com.br/pos-modernidade/ - Acesso em nov./2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O FATÍDICO 12 DE JUNHO DE 1883

  Por Paulo César Silva [1] Nesse dia, o Juiz de Direito da Comarca da Vila de São João do Príncipe, Dr. José Balthazar Ferreira Facó, sui...