segunda-feira, 17 de agosto de 2020

17 DE AGOSTO: DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO


Fundação Bernardo Feitosa: Museu Regional dos Inhamuns instituída oficialmente no dia 02 de fevereiro de 1992 pelo casal de ambientalistas e agitadores culturais, Joaquim e Dolores Feitosa conta com apoio dos sócios e da população e está sediada no prédio da antiga Casa da Intendência de Tauá-Ce, edificação que data do final do século XIX.

 Mantenedora e guardiã do acervo do Museu Regional dos Inhamuns, da Biblioteca Joaquim de Castro Feitosa, do setor de Informações Ambientais, e da Praça de Eventos a Fundação, também promove encontros, seminários, exposições e cursos de capacitação como o curso de Agente Patrimonial, Projetos de Preservação Patrimonial e Cultural da Região dos Inhamuns e várias outras ações, como Exposição de fotos e objetos que contam a história da Região, entre outros eventos.

 Aglutinando em torno de seus projetos lideranças de diversos setores da sociedade e participando ativamente da vida cultural e ambiental da região, tornando-se referência no tocante à preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do estado e no tocante ao meio ambiente. A preservação é fundamental, mantendo acessa a memória e a historicidade do município e da região dos Inhamuns.

 Além do museu, a cidade conta com centenas de construções datadas entre os séculos XIX e XX, sítios arqueológicos entre outros. Cuidar do patrimônio histórico é manter viva a cultura de uma região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O FATÍDICO 12 DE JUNHO DE 1883

  Por Paulo César Silva [1] Nesse dia, o Juiz de Direito da Comarca da Vila de São João do Príncipe, Dr. José Balthazar Ferreira Facó, sui...